Estado do Amazonas soma quase 50 casos da doença da urina preta

Itacoatiara, Manaus, Parintins e Nova Olinda do Norte registraram os casos

Por Da Redação
Às

Estado do Amazonas soma quase 50 casos da doença da urina preta

Foto: Divulgação / Alagoas 24 horas

A Secretaria da Saúde do Amazonas (SES-AM) anunciou que já registrou até segunda-feira (25), 49 casos no estado de  rabdomiólise, a chamada "doença da urina preta".

Os casos foram registrados nas cidades de Itacoatiara (36), Manaus (7), Parintins (2) e Nova Olinda do Norte (1), todas cidades à beira do Rio Amazonas. As autoridades investigam mais 13 casos suspeitos, mas não há registro de óbitos relacionados à doença.

Conforme informou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer devido a diversas condições, como trauma, atividade física excessiva, infecção ou uso de álcool, ou outras drogas.

Quando esta síndrome está associada ao consumo de peixe, é chamada de doença de Haff. Os sintomas mais comuns são as dores musculares, fadiga, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômitos e urina escura.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário