Estados Unidos registram primeiro caso da gripe H5N1 em humanos

Centro de Controle de Prevenção de Doenças considera baixo o risco de transmissão

Por Da Redação
Às

Estados Unidos registram primeiro caso da gripe H5N1 em humanos

Foto: Divulgação

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) informou, na última quinta-feira (28), que o primeiro caso humano conhecido de gripe aviária H5 nos Estados Unidos foi registrado no Colorado. De acordo com comunicado do órgão, a pessoa que testou positivo para o vírus da gripe estava envolvida no abate de aves que deveriam conter o vírus H5N1.

A agência informou, ainda, que o paciente relatou fadiga por alguns dias como o único sintoma e desde então se recuperou. A pessoa, no entanto, está isolada e sob tratamento com o medicamento antiviral oseltamivir. “Este caso não altera a avaliação de risco humano para o público em geral, que o CDC considera baixa”, acrescentou a agência.

O H5N1 foi encontrado em aves dos EUA em 34 estados desde que o CDC começou a monitorar doenças entre pessoas expostas aos vírus no fim de 2021. “O CDC rastreou a saúde de mais de 2.500 pessoas com exposição a aves infectadas pelo vírus H5N1 e este é o único caso encontrado até o momento. Outras pessoas envolvidas na operação de abate no Colorado testaram negativo para infecção pelo vírus H5, mas estão sendo testadas novamente com muita cautela”, disse à agência.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário