Estados usam CoronaVac adquirida em setembro para vacinar as crianças contra a Covid-19
Atualmente, Governo Federal e Instituto Butantan não possuem um novo contrato de compra de novas doses

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF/ Agência Brasil
Os estados brasileiros estão recebendo doses do imunizante Coronavac, adquiridas em setembro de 2021 pelo Governo Federal, e estão utilizando esse estoque para a vacinação de crianças. As informação são do UOL. O veículo apurou também que a distribuição das vacinas aos estados está ocorrendo de forma fracionada e periódica.
Algumas unidades federativas possuem reservas próprias do imunizante - elas também estão sendo usadas para aplicação no público infantil - devido às compras independentes que efetuaram no ano passado. Um desses estados é São Paulo, que gerencia o Instituto que produz a vacina no Brasil, acompanhado por Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí.
Atualmente, não há um novo contrato entre o Governo Federal e o Instituto Butantan, que produz a CoronaVac em parceria com a empresa chinesa SinoVac Biotech. Segundo o UOL, o Ministério da Saúde afirmou ter distribuído cerca de 7,5 milhões de doses para a imunização das crianças (3,3 milhões da CoronaVac e 4,2 milhões da Pfizer), até o momento.