• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Estatuto da Pessoa com Câncer é sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro

Estatuto da Pessoa com Câncer é sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro

Norma foi publicada nesta segunda (22) no Diário Oficial

Por Da Redação
Ás

Estatuto da Pessoa com Câncer é sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução/ sesab

O Estatuto da Pessoa com Câncer foi publicado na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial da União. Pela norma, de iniciativa da Câmara dos Deputados, aprovada com modificações em agosto pelo Senado, o atendimento integral inclui a assistência médica e psicológica, fármacos e atendimentos especializados, além de tratamento adequado da dor, multidisciplinar e cuidados paliativos.

O estatuto passa a vigorar nesta segunda (22) e lista como direitos fundamentais da pessoa com câncer a obtenção de diagnóstico precoce e acesso a tratamento universal, equânime e adequado, além de informações transparentes e objetivas sobre a doença e o tratamento. O paciente deverá ter direito também à assistência social e jurídica e à prioridade de atendimento, respeitadas outras como para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e emergências de casos mais graves.

Em vez de ser prioridade, passa a ser direito fundamental o acolhimento pela própria família, em detrimento de abrigo ou instituição de longa permanência, exceto para carentes.Também passará a ser direito, e não mais prioridade, a presença de acompanhante durante o atendimento e o período de tratamento. O estatuto prevê ainda a garantia de atendimento e internação domiciliares no âmbito do SUS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário