Estratégia digital rende a Bolsonaro mais seguidores nas redes sociais que principais rivais
Levantamento de dados foi realizado pelo Metrópoles

Foto: José Dias/PR
Devido a fatores desfavoráveis, como pouco tempo de TV e pouca verba para investir em propaganda política, a chapa do então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro apostou fortemente em uma estratégia de comunicação pelas redes sociais na eleição de 2018. Na época, a equipe de comunicação do atual presidente fazia postagens frequentes, criou perfis em diversas plataformas e investiu, por exemplo, em posts diferentes para chamar a atenção dos eleitores.
Atualmente, o mandatário ostenta mais seguidores do que a soma dos apoiadores dos seus cinco potenciais rivais mais bem posicionados nas últimas pesquisas. Bolsonaro acumula 41,9 milhões de perfis de seguidores contra 26,1 milhões de apoiadores de Lula (PT); Sergio Moro (Podemos); João Doria (PSDB); Ciro Gomes (PDT); e Eduardo Leite (PSDB) juntos. O levantamento de dados foi realizado pelo Metrópoles.
Mantendo a estratégia digital, Bolsonaro chegou a abril de 2018, na largada da campanha, bem à frente de todos os adversários, mas com um número bem menor do que o atual: eram 7,8 milhões de seguidores no Facebook, Instagram e Twitter. Na época, Marina Silva (Rede) ocupava a vice-liderança do ranking, com 4,2 milhões de seguidores; e o ex-presidente Lula (PT) estava na terceira posição, com o apoio de 3,6 milhões de internautas em suas redes.
Quatro anos depois, o mandatário da República apostou fortemente em novas opções, como canais no Telegram. Além disso, Bolsonaro abriu perfil oficial no Tik Tok. Fora o presidente, apenas Ciro Gomes e Eduardo Leite mantêm perfis no aplicativo favorito dos internautas mais jovens. Para o pesquisador Paulo Rená da Silva Santarém, do grupo Cultura Digital & Democracia, o número de seguidores não é a única variável a ser analisada numa estratégia digital. Ele avalia, no entanto, que não há dúvidas de que Bolsonaro está na frente dos adversários nesse quesito e que o mandatário é o presidenciável mais dedicado a aumentar a presença na internet.