Estrutura de imóvel desaba no bairro de Tancredo Neves, em Salvador
Ninguém ficou ferido

Foto: Reprodução / Codesal
Na madrugada desta terça-feira (16), a estrutura de um imóvel desabou parcialmente no bairro de Tancredo Neves em Salvador. O caso ocorreu na Rua Filomena e metade da ladeira que dá acesso à rotatória próxima aos hospitais Juliano Moreira e Roberto Santos precisou ser interditada, por causa dos escombros. Ninguém ficou ferido.
Segundo vizinhos, os antigos donos se mudaram e o novo proprietário havia começado, recentemente, um processo de demolição. A casa estava vazia na hora do desabamento e ninguém ficou ferido.
O imóvel começou a desabar após as fortes chuvas que começaram a cair na capital baiana. Conforme testemunhas, primeiro cedeu a parte lateral do imóvel e, depois, a parte da frente, que caiu sobre a pista.
Os escombros ocupam uma faixa inteira, no sentido de subida da ladeira, o que provoca engarrafamento no trânsito na região. Equipes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram acionadas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano informou que deverá demolir a outra parte que não caiu, mas está comprometida. Já a Limpurb deverá limpar a região e instalar uma lona para evitar novos desabamentos.
De acordo com a prefeitura municipal, o proprietário da casa deve recuperar o espaço e reparar possíveis danos em imóveis vizinhos, sob supervisão de profissional habilitado pelo Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (CREA) ou de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que, até a manhã desta terça-feira, recebeu duas solicitações na capital baiana: uma árvore caiu na região da Barra/Pituba e houve um deslizamento de terra no bairro da Fazenda Grande do Retiro.
Na local, um muro que fazia contenção de uma encosta desabou parcialmente e provocou o desmoronamento na Rua Melo Morais Filho, no trecho da ladeira que dá acesso ao Largo do Retiro. Blocos de concreto caíram na pista. Nenhum veículo passava no momento do deslizamento e ninguém foi atingido.
Segundo o órgão, o bairro do Engenho Velho de Brotas teve maior acumulado de chuva na madrugada desta terça, com 39,8 milímetros. A temperatura chegou a 20° nas regiões de Base Naval de Aratu e Ondina e as rajadas de vento atingiram a velocidade de 23 km/h.
Previsão do tempo
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há mais previsão de chuva para a capital. Durante todo o dia, o tempo será nublado com pancadas de chuva. As temperaturas ficarão entre 21º e 26º.
Os ventos se manterão entre fracos e moderados. O Inmet também emitiu alerta de chuvas intensas para a região metropolitana, bem como o centro sul, nordeste, sul e centro norte baiano.