Estrutura para receber a maior regata transatlântica do mundo em Salvador já está montada
O local para receber os velejadores foi montado no Terminal Turístico Náutico da Bahia, no Comércio

Foto: Tatiana Azeviche
Está prevista para esta quinta-feira (7), a chegada do primeiro barco entre os competidores da 14ª edição da Transat Jacques Vabre, considerada a maior regata transatlântica do mundo. A estrutura para receber os velejadores foi montada no Terminal Turístico Náutico da Bahia, no Comércio, em Salvador, e deverá ser aberta ao público nesta quarta-feira (6), com entrada gratuita.
Até o dia 25 de novembro circularão pelo local jornalistas estrangeiros, técnicos, juízes de prova, organizadores. A área ocupa três pavimentos e é dotada de espaços próprios para imprensa, rádio, vídeo, fotografia, reuniões, direção técnica, direção-geral, júri e arbitragem, agência de viagens, posto médico e restaurante, além de estacionamento.
Além disso, a estrutura oferece internet com conexão de 100 megabytes e duas redes distintas de Wi-Fi, além de quatro impressoras multifuncionais. Na cobertura ficam os compartimentos reservados aos diretores de prova, com vista para a área de chegada dos barcos. A sala de direção é equipada com rádio transmissor que capta a aproximação dos barcos competidores.
Segundo o site oficial da regata, 771 mil telespectadores assistiram no canal France 3 a largada, no dia 27 de outubro. No Facebook, 30 mil espectadores assistiram à transmissão especial da Transat Jacques Vabre.
Em sua 14ª edição, a Transat Jacques Vabre partiu de Le Havre, na Normandia, na França, em direção a Salvador, com número recorde de 59 veleiros participantes. São três categorias de embarcações, Class40, Multi50 e Imoca, cada uma conduzida por uma dupla de velejadores. É a sexta vez que a capital baiana é o destino de chegada da prova.


