/

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Estudante de 14 anos é vítima de ataques racistas em grupo do colégio de Salvador

Notícias
Bahia

Estudante de 14 anos é vítima de ataques racistas em grupo do colégio de Salvador

Menina negra, moradora da periferia, foi atacada por um colega da mesma idade

Por Da Redação
Estudante de 14 anos é vítima de ataques racistas em grupo do colégio de Salvador
Foto: Reprodução/ redes sociais

Em um grupo que reúne estudantes do Colégio Cândido Portinari, no bairro do Costa Azul, em Salvador, uma adolescente de 14 anos foi vítima de uma série de insultos racistas por meio de mensagens. A menina, que é negra e moradora da periferia, foi atacada no último sábado (13) por um colega da mesma idade, que juntos, cursam o 8º ano na instituição privada. 

"Vamos fazer uma vaquinha pra te tirar da favela. Debaixo da ponte já serve", diz aos risos o jovem, pouco depois de insinuar que o pai da garota, porteiro do colégio, é assaltante. "Na favela não tem só coisa ruim, não", diz a vítima na tentativa de orientar o colega. Em outro momento, ele questiona o que vai ser do "futuro" dela e relaciona o destino da menina à prática de crimes: "Você não tocou numa arma até então".

Um outra colega, incomodada com as mensagens, mostrou à mãe a série de prints que explicitam os preconceitos racial e social sofridos pela colega, que é bolsista no Portinari. 

Em entrevista a um portal local, a mãe da menina que fez os prints, e que prefere não se identificar, conta que alertou a filha sobre a importância do tema depois que se tornou público um caso similar, ocorrido no Colégio Sartre. "Minha filha já havia observado o preconceito contra a garota, por ser filha do porteiro, por morar na periferia. Fiquei estarrecida ao ler aquelas coisas horríveis, tão pesadas. Infelizmente, eles [os estudantes] ouvem dos pais, em casa, e eu quero que ele, o porteiro da escola, saiba que nem todo pai é conivente com isso", ressaltou ao veículo.

Segundo a mãe da estudante que delatou os prints, outros pais também tiveram acesso às mensagens, mas não demonstraram a intenção de levar ao conhecimento da escola.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102