/

Home

/

Notícias

/

Tecnologia

/

Estudantes brasileiros criam primeira moto elétrica de corrida

Notícias
Tecnologia

Estudantes brasileiros criam primeira moto elétrica de corrida

Universitários se preparam para participar do Campeonato Internacional Moto Student

Por Da Redação
Estudantes brasileiros criam primeira moto elétrica de corrida
Foto: Reprodução

Apesar de ainda não ser o futuro do cenário automotivo no Brasil, estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, estão desenvolvendo a primeira motocicleta elétrica de competição da América Latina.

O projeto foi iniciado em 2018, quando o estudante de Engenharia Mecânica, Ruy de Sousa Alves, deu início à construção da motocicleta elétrica no laboratório de Mobilidade Automobilística, o Lamau.  

A iniciativa, que hoje conta com cerca de 30 pessoas, já se prepara para a sexta edição do Campeonato Internacional Moto Student, evento que acontece na Espanha e reúne estudantes universitários do mundo. O desafio é aplicar todos os conhecimentos adquiridos no curso e desenvolver um protótipo de motocicleta de corrida, que deve ser testado na pista.

A equipe da UFU é a única que representará o Brasil na categoria elétrica do evento. Outras 73 universidades dos Estados Unidos, Espanha, França, Índia, Itália e outros países devem participar. 

No entanto, a participação no evento gera um custo alto que envolve transporte, alimentação e hospedagem para toda a equipe. Para isso, os universitários criaram uma vaquinha virtual, com a meta de arrecadar o valor em 60 dias. 

A motocicleta

A moto foi construída integralmente pelos alunos e com orientação de iniciativas parceiras do Lamau. Sua estrutura é composta por alumínio e, segundo Natali, passou por diversas simulações computacionais no software Ansys para que o projeto fosse validado. A bateria do veículo é composta por 432 células de lítio recarregáveis e o motor tem potência máxima de 42.000 W (42 KW). Pesando 23 kg, o protótipo se compara a uma motocicleta de 300 cilindradas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102