Estudantes do Ensino Médio levam celular para a escola mesmo após proibição; alunos admitem uso em sala de aula
Jovens justificam o uso do aparelho para comunicação com a família e redes sociais

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Os estudantes do Ensino Médio ainda levam o celular para a escola todos os dias, mesmo com a lei em vigor que proíbe o uso do aparelho em instituições de ensino. É o que aponta uma pesquisa da iniciativa Equidade.info em parceria com a Frente Parlamentar da Educação.
Conforme o estudo, 63% dos alunos do Ensino Médio levam o aparelho diariamente para a escola. Entre eles, mais da metade diz que acessa o celular durante a aula (54%), enquanto outros usam nos banheiros (32%) ou no refeitório (26%).
A lei permite a utilização dos aparelhos eletrônicos apenas em sala de aula para fins didáticos ou pedagógicos, com orientação dos profissionais de educação. Ou seja, também é proibido o uso durante os intervalos.
Entre os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, 51% deles disseram que não levam mais o aparelho para a escola. Já 33% levam o celular todos os dias.
Para quem leva o aparelho, a justificativa principal usada pelos alunos é a comunicação com a família (75%), seguida de utilização de aplicativos de mensagem (53%), redes sociais (45%) e aplicativos de música (43%).
No levantamento entre os docentes, houve um apoio significativo para a medida, no qual 40% dos professores são totalmente contra o uso de celulares nas escolas e apenas 7% são totalmente a favor. Já entre os alunos, 18% são totalmente contrários e 30% totalmente favoráveis.
As entrevistas foram feitas em escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, incluindo todas as etapas de ensino, entre fevereiro e março deste ano. Foram questionados um total de 1.057 mil alunos e 257 professores em 146 escolas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
LEIA MAIS:
• Projeto que proíbe uso de celulares em escolas de Salvador é aprovado na Câmara
• Câmara aprova proibição de uso de celulares em escolas do país
• Proibição de celulares nas escolas: uso da tecnologia divide opiniões e gera debate no parlamento baiano
• Ao menos 16 redes estaduais já proíbem celular em escolas mesmo antes de lei federal