Estudo aponta que a Terra está mais perto de buraco negro da Via Láctea

De acordo com as análises, o esquema sugere que o centro da Galáxia está localizado a 25.800 anos-luz da Terra

[Estudo aponta que a Terra está mais perto de buraco negro da Via Láctea ]

FOTO: Getty Images

Segundo um estudo publicado no jornal Publications of the Astronomical Society of Japan, a Terra está mais próxima do buraco negro da Via Láctea do que se imaginava anteriormente. A descoberta foi realizada por cientistas do projeto japonês Exploração de Rádio Astrometria por Interferometria de Longa Linha de Base, que desde 2000 foca em mapear velocidade tridimensional e estruturas espaciais na Galáxia.

Os cientistas responsáveis pelo estudo, consideraram o Catálogo de Astrometria Vera e observações recentes de outros especialistas para construir um mapa de posição e velocidade. A partir disso, eles calcularam o ponto central da Via Láctea em torno do qual tudo gira.

De acordo com as análises, o esquema sugere que o centro da Galáxia está localizado a 25.800 anos-luz da Terra.

Essas medições são diferentes dos valores adotados pela União Astronômica Internacional  desde 1985, que apontavam a distância entre o nosso planeta, o buraco negro e sua velocidade de órbita em 27.700 anos-luz e 220 km/s. O aumento, portanto, foi de 2 mil anos-luz em distância e 7 km/s em velocidade.

Na imagem é possível observar que as setas mostram os dados de posição e velocidade de 224 objetos usados ??para modelar a Via Láctea. As linhas pretas mostram as posições dos braços espirais da galáxia, enquanto as cores indicam grupos de objetos pertencentes a eles. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!