Estudo aponta que animais de estimação estão contraindo Covid-19 de humanos
Pesquisa foi apresentada esta semana em um artigo no Congresso Europeu de Microbiologia e Doenças Infecciosas

Foto: Reprodução
De acordo com um estudo holandês, animais de estimação estão contraindo covid-19 de humanos. Segundo o autor da pesquisa, Dr. Els Broens, da Universidade de Utrecht, na Holanda, "cerca de um em cada cinco animais de estimação contrai a doença de seus donos".
No estudo de Broens, apresentado esta semana em um artigo no Congresso Europeu de Microbiologia e Doenças Infecciosas, 156 cães e 154 gatos de 196 famílias foram testados em casas onde se sabia que os humanos estavam infectados pelo coronavírus.
Cerca de 17% dos animais, 31 gatos e 23 cães, apresentavam anticorpos para Covid-19, sugerindo que haviam sido infectados. Além disso, seis gatos e sete cães tiveram uma infecção ativa, conforme demonstrado por um teste de PCR.
Ainda segundo o autor, testes posteriores mostraram que esses animais se recuperaram rapidamente e não passaram para outros animais de estimação na mesma casa.
Um estudo desenvolvido na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também aponta que as pessoas podem transmitir coronavírus para os animais de estimação. A pesquisa recomenda que os donos infectados pela Covid-19 devem manter distanciamento social não só de humanos, mas também dos cães e gatos.