Estudo aponta que jovens que dormem tarde tendem a beber e fumar por impulso
Pesquisa contou com 191 voluntários com idades entre 18 e 25 anos

Foto: Reprodução
Uma pesquisa, publicada revista científica "Chronobiology International", desenvolvida pelos cientistas das Universidades de Surrey e de Brunel London, na Inglaterra, apontou que jovens que ficam acordados até tarde tendem a ser mais impulsivos do que aqueles que vão para a cama mais cedo. O estudo ainda revela que pessoas nessa condição se tornam mais propensas a fumar e consumir bebidas alcoólicas.
Para que essa conclusão fosse chegada, os pesquisadores investigaram perfis de jovens noturnos (que se dizem funcionar melhor à noite) para descobrir se existe uma relação entre a impulsividade, ansiedade e o uso de substâncias.
Participaram do projeto 191 participantes voluntários com idades entre 18 e 25 anos. Eles responderam perguntas sobre suas preferências de sono, se matinais ou noturnas, a qualidade e os níveis de ansiedade e impulsividade. Questões sobre quantos cigarros fumavam e o quanto consumiam álcool, café e outras bebidas com cafeína também foram feitas.
A partir disso, os cientistas apontaram que os níveis mais elevados do uso de substâncias são devido ao aumento dos níveis de impulsividade.
Teste
O teste do nível de impulsividade foi feito a partir da informação sobre quanto tempo os jovens estavam dispostos a esperar antes de receber uma hipotética recompensa em dinheiro. Assim, foi constatado que os participantes notívagos estavam mais ansiosos e relataram maior uso de álcool, cafeína e cigarro em comparação com seus pares que dormiam cedo.
É importante destacar que a baixa qualidade de sono não foi o responsável pelos efeitos citados. Os níveis mais altos de impulsividade estavam mais presente em pessoas noturnas que faziam constante uso de álcool, cafeína e cigarro.