Estudo brasileiro revela que óleo essencial de lavanda melhora os sintomas da menopausa

Segundo a pesquisa, o óleo tem efeitos hipnóticos e ansiolíticos, que aumenta o relaxamento

[Estudo brasileiro revela que óleo essencial de lavanda melhora os sintomas da menopausa]

FOTO: Reprodução

A fase da pós-menopausa, que ocorre meses 12 após o último ciclo menstrual, pelo menos seis em cada 10 mulheres reclamam de insônia e má qualidade de sono, o que pode gerar quadros de depressão e ansiedade em muitas mulheres. No entanto, um estudo brasileiro revelou que o óleo essencial de lavanda pode melhorar esses sintomas e contribuir para uma melhor qualidade de vida das mulheres nesse período.

A pesquisa foi apresentada no Congresso Americano de Medicina do Sono, em Indianápolis (EUA), na última semana e apresentou evidências de que a aromaterapia com óleo essencial de lavanda associada a técnicas de higiene do sono melhora os sintomas da menopausa. 

De acordo com a autora do estudo, a médica Helena Hachul, do Instituto do Sono, o óleo de Lavandula angustifolia têm efeitos hipnóticos e ansiolíticos, o que aumenta a atividade das ondas alfa associadas ao relaxamento. 

O estudo foi realizado com 32 mulheres no período pós-menopausa que se queixavam de insônia. Elas foram divididas em dois grupos: 17 inalaram óleo essencial de Lavandula angustifólia durante quatro semanas antes de dormir; as outras 15, do grupo placebo, inalaram óleo de girassol no mesmo período.

Todas aprenderam técnicas de higiene do sono para aplicar durante o dia, incluindo: definir um horário para dormir e acordar, não consumir bebidas estimulantes e alcoólicas até seis horas antes de dormir, dar preferência a alimentos leves no jantar, limitar a prática de exercícios físicos até quatro horas antes de dormir e ficar longe das telas como celulares, televisão e tablets uma hora antes de dormir.

No final das quatro semanas, os pesquisadores notaram que a higiene do sono contribuiu para que as participantes dormissem melhor, mas apenas as que inalaram o óleo essencial de lavanda disseram ter acordado melhor na primeira semana. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!