Estudo da Fiocruz indica que vacina da AstraZeneca é 42,4% eficaz já na primeira dose

O início do ciclo vacinal protege contra casos sintomáticos de Covid-19 após 21 dias, mas imunização completa depende da 2ª dose da vacina

[Estudo da Fiocruz indica que vacina da AstraZeneca é 42,4% eficaz já na primeira dose]

FOTO: Getty Images

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que a primeira dose da vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, tem efetividade de 42,4% para proteger contra casos sintomáticos da Covid-19, após 21 dias da aplicação. A proteção varia de acordo com a faixa etária de quem indica o imunizante e com o intervalo. 

A pesquisa foi realizada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e ainda não foi revisada pelos pares.

Os pesquisadores analisaram dados do período de 17 de janeiro a 14 de setembro deste ano, quando predominavam as variantes Delta e Gama, e constataram que a proteção é maior nos mais jovens. Segundo o estudo, a efetividade foi de 57,5% na população com menos de 35 anos e de 34,8% em pessoas com mais de 35 anos.

“Outro dado é o de que a proteção aumenta ao longo do tempo, a partir de 40 dias. A efetividade chega a 58,9%, considerando todas as faixas etárias acima de 18 anos, entre os dias 42 e 55 após a primeira dose e passa a cair depois disso ”, informa comunicado da instituição.

O grupo de pesquisadores reforça a importância de tomar a segunda dose, completando o esquema vacinal, para garantir a proteção contra a doença.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!