Estudo diz que resfriados "treinam" o sistema imunológico para reconhecer a Covid-19

“Memória" existente no sistema imunológico pode explicar por que algumas pessoas têm infecções mais leves pelo novo coronavírus em comparação com outras

[Estudo diz que resfriados

FOTO: Reprodução

Novo estudo publicado na revista Science aponta que infecções anteriores por vírus do resfriado comum podem "treinar" o sistema imunológico a reconhecer o SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19. 

De acordo com o estudo, as células imunológicas conhecidas como células T - que reconhecem os vírus comuns do resfriado - também reconhecem locais específicos no SARS-CoV-2, incluindo partes da proteína "spike", usada para se ligar e invadir as células humanas.

O estudo explica que essa "memória" existente no sistema imunológico pode explicar por que algumas pessoas têm infecções mais leves pelo novo coronavírus em comparação com outras.

Os autores do novo estudo afirmaram que essa hipótese é "altamente especulativa" e requer mais pesquisas para ser confirmada. Isso ocorre porque não se sabe, exatamente, qual o papel das células T no combate à Covid-19 -, que são apenas parte de um complexo que compõe nosso sistema imunológico.

Em comunicado, o co-autor do estudo Alessandro Sette, professor do Instituto La Jolla de Imunologia disse que é possível que essa "reatividade imunológica possa se traduzir em diferentes graus de proteção contra o novo coronavírus. 

Os pesquisadores do novo estudo analisaram amostras de sangue coletadas de pessoas entre 2015 e 2018, muito antes do surgimento da Covid-19 em Wuhan, China.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[CBF oficializa a participação da Seleção Brasileira sub-15 na Copa 2 de Julho 2024]

Tradicional competição baiana recebe equipe canarinho em sua sexta participação no torneio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!