Estudo diz que uso de radiação nos pulmões de pacientes com Covid-19 pode acelerar recuperação

Radioterapia diminuiu de 12 para 3 dias o tempo de melhora nos pacientes

[Estudo diz que uso de radiação nos pulmões de pacientes com Covid-19 pode acelerar recuperação]

FOTO: Reprodução / Agência Brasil

Médicos da Emory University de Atlanta, nos Estados Unidos, realizaram um estudo com um grupo de 10 pacientes com a Covid-19, e comprovaram que uma pequena dose de radiação aplicada nos pulmões dos pacientes pode ajudá-los a se recuperar mais rapidamente.

O estudo foi divulgado na terça-feira (13). A revisão por pares dessa pesquisa, procedimento usual na ciência para a publicação de artigos, ainda deverá ocorrer.

Os dados foram comparados com os resultados de dez outros pacientes de idade similar e que receberam os cuidados usuais, sem radiação. Com radiação, o tempo médio para uma melhora significativa foi de três dias. Enquanto isso, no outro grupo, a recuperação durou 12 dias.

Os médicos informam que outros efeitos em potencial incluem menor média de tempo para a alta hospitalar (12 dias com radiação, 20 dias sem) e um risco mais baixo de precisar de ventilação mecânica (10% com radiação, 40% sem).

Observações 

Os pesquisadores alertam que essas diferenças são muito pequenas para descartar a hipótese de que houve "sorte" nos resultados. Com isso, ainda é cedo para afirmar que esse tipo de tratamento é eficaz contra as complicações da Covid-19.

Os pesquisadores informam que os resultados dos primeiros cinco pacientes foram aceitos para publicação na revista "Câncer". O resultado com todos os dez foram publicados na terça no repositório medRxiv — ainda não houve a revisão por pares. Eles lançaram um ensaio randomizado e controlado do tratamento e esperam incluir outros centros médicos.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!