/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Estudo encontra novos sinais de danos ao sistema circulatório provocados pela Covid-19

Notícias
Coronavírus

Estudo encontra novos sinais de danos ao sistema circulatório provocados pela Covid-19

Cientistas descobriram coágulos e lesões pulmonares em pacientes que morreram

Por Da Redação
Estudo encontra novos sinais de danos ao sistema circulatório provocados pela Covid-19
Foto: Reprodução/Enerplus

No início da pandemia da covid-19, pesquisadores detectaram indícios de que a enfermidade poderia causar danos graves ao sistema circulatório. Um estudo publicado na última edição da revista The Lancet Microbe dá mais força a essa teoria. 

No trabalho, cientistas britânicos relatam como encontraram coágulos sanguíneos e lesões pulmonares nos tecidos de indivíduos que morreram devido à infecção. Os dados corroboram a importância do uso de medicamentos anticoagulantes no tratamento da infecção e podem ajudar a desenvolver novas maneiras de monitorar e tratar a doença, de acordo com os autores. 

Embora o número de pacientes examinados no estudo tenha sido pequeno, os autores da pesquisa destacam que essa é a maior investigação feita, até o momento, com base em tecidos de indivíduos que faleceram devido à infecção. “A covid-19 é uma doença nova, e tivemos oportunidades limitadas de analisar os tecidos de pacientes em autópsia”, afirma, em comunicado.

 Michael Osborn, professor de patologia no Imperial College London e um dos autores do estudo. Osborn e sua equipe analisaram amostas de pacientes que tinham entre 22 e 97 anos e morreram entre março e junho. Nas análises, os pesquisadores descobriram que todos os pacientes tinham lesões pulmonares e cicatrizes nos pulmões causadas pela infecção, além de danos nos rins.

Nove pacientes também tiveram trombose em ao menos um de três órgãos importantes: coração, pulmão ou rim. A trombose impede que o sangue flua através do sistema circulatório e pode causar derrames e ataques cardíacos. Os cientistas acreditam que esses dados apoiam suspeita de que a covid-19 pode provocar complicações circulatórias.

“Nosso estudo é o primeiro desse tipo no país a apoiar as teorias existentes de pesquisadores e médicos sobre lesões pulmonares e trombose como características mais proeminentes em casos graves da covid-19”, destaca Osborn. “Vimos também evidências de lesões renais e, em alguns casos, de pancreatite”, completa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102