Estudo indica ligação entre Covid-19 e crescimento de diabetes tipo 1 em crianças
Pesquisa foi realizada por pesquisadores do Imperial College, de Londres

Foto: Divulgação
Os casos de diabetes tipo 1 em crianças, notados em um estudo pequeno do Reino Unido, praticamente dobraram durante o pico da pandemia da covid-19, o que sugere uma possível ligação entre as duas doenças, o que necessita de mais investigação, afirmaram na última terça-feira (18).
Embora o estudo seja baseado apenas em um pequeno número de casos, ele é o primeiro a relacionar a covid-19 e a diabetes tipo 1 em crianças, e o médicos precisam ficar atentos, afirmaram pesquisadores do Imperial College de Londres.
"Nossa análise mostra que, durante o pico da pandemia, o número de casos novos de diabetes tipo 1 em crianças teve aumento anormal em dois dos hospitais que estudamos, na comparação com anos anteriores", afirmou Karen Logan, coautora do estudo.
"Nossa análise mostra que, durante o pico da pandemia, o número de casos novos de diabetes tipo 1 em crianças teve aumento anormal em dois dos hospitais que estudamos, na comparação com anos anteriores"
O estudo, publicado no período científico Diabetes Care, investigou dados de 30 crianças de hospitais de Londres diagnosticados com diabetes tipo 1 durante o pico inicial da pandemia, quase o dobro de casos notados no mesmo período em anos anteriores.
Vinte e uma das crianças testaram positivo para covid-19 ou fizeram exames de anticorpos para determinar se haviam sido expostas ao vírus, e cinco foram diagnosticadas com infecções da covid-19.