• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Estudo mostra que brasileiros prestam mais atenção em noticias negativas

Estudo mostra que brasileiros prestam mais atenção em noticias negativas

Brasil é um dos países em que há evidências mais claras desse comportamento, diz pesquisa

Por Da Redação
Ás

Estudo mostra que brasileiros prestam mais atenção em noticias negativas

Foto: Getty Images

Estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences aponta que a tendência de reagir mais fortemente a notícias de conteúdo negativo é um fenômeno global. Os pesquisadores mediram reações fisiológicas de 1.156 pessoas em 17 países e concluíram que, ao redor do mundo, as pessoas são mais "ativadas" por notícias com conteúdo negativo do que por histórias positivas.

Em todos os países, os participantes - de diferentes idades, níveis de educação e preferência ideológica - assistiram a sete reportagens em vídeo da BBC em um laptop, enquanto usavam fones de ouvido com cancelamento de ruídos e sensores nos dedos para capturar a atividade elétrica na pele e a frequência cardíaca.

Segundo os pesquisadores, essas medidas fisiológicas conseguem capturar reações subconscientes ao conteúdo apresentado.

As reportagens foram ordenadas aleatoriamente. No Brasil, onde a pesquisa foi feita em 2016, duas notícias apresentadas foram sobre assuntos locais: uma positiva, sobre uma companhia de dança para bailarinos com deficiência, e outra negativa, sobre um incêndio em uma boate. As cinco restantes foram notícias internacionais.

Os resultados mostram que, em média, os participantes exibiram maior variação na frequência cardíaca e maior atividade elétrica na pele durante a exibição das notícias negativas do que durante aquelas com conteúdo positivo, o que é interpretado como maior atenção e excitação durante essas histórias.

Além do Brasil, participaram indivíduos de Canadá, Chile, China, Dinamarca, Estados Unidos, França, Gana, Índia, Israel, Itália, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia, Senegal e Suécia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário