Estudo revela equipamento capaz de calcular probabilidade de uma pessoa desenvolver caso agravado de Covid-19

Segundo a pesquisa internacional, basta realizar a coleta naso-faríngeo e colher as informações

[Estudo revela equipamento capaz de calcular probabilidade de uma pessoa desenvolver caso agravado de Covid-19]

FOTO: NAIEID/Reprodução

Um estudo científico revelou que um biomarcador usado para medir o nível de saúde celular pode permitir a probabilidade de uma pessoa desenvolver um caso mais agravado da Covid-19 medo sem ter sido acometido pela doença. Segundo a pesquisa, basta realizar o teste da coleta de material naso-faríngeo para recolher toda a informação necessária.

O estudo foi feito por uma equipe internacional, com participação portuguesa, liderada por Rajan Gogna, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Com os resultados positivos, a descoberta poderá ter bons efeitos nas próximas fases da gestão da crise pandêmica, possibilitando uma resposta hospitalar mais rápida, orientada e eficaz, contribuindo para a melhor organização dos sistemas de saúde.

Para realizar a pesquisa, os cientistas analisaram o tecido pulmonar infectado, proveniente de pessoas mortas por covid-19, e confirmaram grande acúmulo de hFwe-Lose em áreas onde se verificou morte celular. Comparando amostras recolhidas em pessoas com todas essas características, mas divididas entre doentes de covid e não doentes, o estudo determinou que o hFwe-Lose tinha uma expressão “significativamente maior” no primeiro grupo

O organismo humano tem um sistema capaz de extinguir as células inviáveis e das que funcionam em um nível abaixo do necessário para uma saúde celular perfeita. Com isso, o biomarcador identifica essas células, que aumentam com a idade ou em pessoas que sofrem de hipertensão, obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes e outras doenças já conhecidas como fatores de risco agravado em um quadro de covid-19.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!