Estudo revela que H&M e C&A são as marcas mais confiáveis da moda

Atualmente o levantamento se tornou essencial para a jornada da moda rumo à sustentabilidade

[Estudo revela que H&M e C&A são as marcas mais confiáveis da moda]

Por essa muita gente não esperava: Segundo a quinta edição do Índice de Transparência da Moda, publicação anual desenvolvida pelo grupo Fashion Revolution, as varejistas H&M e C&A são as empresas mais confiáveis da indústria têxtil. As companhias superaram etiquetas como Adidas, Nike, Puma, Gucci e Asos, avaliadas pelas informações prestadas a respeito de suas cadeias.  

A líder do mais recente levantamento, a sueca H&M, obteve 73% dos 220 pontos possíveis, após alcançar 61% no ano passado. Essa foi a primeira edição do estudo na qual uma marca ultrapassou a casa dos 70%. “A empresa publica informações detalhadas sobre sua cadeia de suprimentos e se concentra em várias questões sociais e ambientais”, afirmou o relatório.

A holandesa C&A, que tem forte participação no mercado brasileiro, também conseguiu bater a marca, com 70% de avaliações positivas. Todas as outras marcas do top 5 passaram os 60%. A diretora de políticas do grupo Fashion Revolution e autora do relatório, Sarah Ditty, lembra que o exame mede o nível de transparência das empresas, mas não o quão éticas ou sustentáveis elas são. Afinal, alguns dos melhores desempenhos são de marcas que pagam baixos salários aos trabalhadores. Para a pesquisadora, a pandemia da Covid-19 revelou o quão frágil o sistema adotado pela indústria têxtil é. “As empresas têm tanto os recursos quanto a capacidade de cumprir seus compromissos com seus fornecedores, mas estão cancelando pedidos, atrasando salários e demitindo trabalhadores que não possuem sistemas de proteção social ou garantias econômicas, devido aos baixos salários que recebem”, revelou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!