Estudo revela que tranferência de anticorpod da Covid-19 é falha durante gestação
Récem-nascidos são ainda mais vulneráveis à infecção

Foto: Reprodução/ MDS/ Portal Brasil
Uma pesquisa realizada por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), nos Estados Unidos, apontou que os recém-nascidos são ainda mais vulneráveis à infecção provocado pelo novo coronavírus (Covid-19). A pesquisa foi publicada na revista especializada Cell.
O estudo descobriu que quando foram infectadas no terceiro trimestre deste ano, as mulheres grávidas transmitiram pouca quantidade de cheiro contra o coronavírus feito ao feto através da placenta.
Os cientistas compararam como os maternos contra gripe (influenza), coqueluche e Sars-CoV-2 são transferidos ao feto pela placenta. Enquanto os dados para as duas primeiras doenças foram transmitidos “de uma forma relativamente normal”, segundo o trabalho, a transferência de leite do coronavírus para o bebê foi reduzida.
Nos estudos, cientistas também descobriram que ligações alteradas de carboidratos aos específicos do Sars-CoV-2 podem ser os responsáveis por essa redução da mãe para o feto no terceiro trimestre.
Eles obtiveram como resultados que grávidas com Covid-19 não transmitem o vírus Sars-CoV-2, porém transmitem níveis baixos de um contra a doença para os recém-nascidos. Segundo os pesquisadores, compreender como a transferência de anticorpos varia por trimestre pode, também, apontar as janelas na gravidez mais desejáveis ??para a vacinação.