• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Estudos consideram possibilidade de ligação entre a Covid-19 e manifestação da diabetes

Estudos consideram possibilidade de ligação entre a Covid-19 e manifestação da diabetes

Cientistas ainda não sabem se vírus potencializa problema já existente ou se é a principal causa

Por Da Redação
Ás

Estudos consideram possibilidade de ligação entre a Covid-19 e manifestação da diabetes

Foto: Reprodução/Jornal SP Norte

Novos estudos vêm mostrando que a diabetes é mais uma complicação causadas pela Covid-19. O que os cientistas ainda não sabem é se o vírus potencializa um problema que já estava em desenvolvimento ou se é a principal causa. “A relação pode ser bidirecional, ou seja, é possível que, em algumas situações, a covid venha a aumentar o risco de surgimento de casos de diabete, especialmente da cetoacidose diabética, uma complicação mais aguda”, afirma a professora Melanie Rodacki, do Departamento de Clínica Médica, Nutrologia e Diabete da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uma análise feita por cientistas do Canadá, da Índia e da Austrália, publicada em novembro na revista Diabete, Obesidade e Metabolismo, revela que 14% dos internados com quadros graves de covid-19 desenvolveram diabete. Os cientistas reuniram dados de oito estudos, com um total de 3,7 mil pacientes. Há possibilidade de que a diabete já fosse se desenvolver ou que o tratamento com corticoide tenha provocado a doença. Porém, dizem os especialistas, um efeito direto da covid também deve ser considerado. Os pesquisadores ainda não sabem como a covid deflagraria a diabete 1 e 2, nem se os casos são temporários ou permanentes.

“Tudo com a covid ainda é muito novo, estamos diante de uma doença nova e aprendendo muita coisa”, diz a presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Cíntia Cercato. Médicos de cinco hospitais de referência para atendimento da Covid-19 em crianças no Rio de Janeiro notaram também um aumento nos casos de diabete. Agora, as instituições estão reunidas para um levantamento do número de casos de 2020. Querem compará-los com os registros dos anos anteriores. “A pesquisa está em andamento, então não tenho ainda muita informação”, explicou a especialista Renata Szundy Berardo, do Hospital dos Servidores do Estado, coordenadora da pesquisa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário