• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Estudos levantam possibilidade de que inversão dos polos magnéticos da Terra causaram extinção do neandertal

Estudos levantam possibilidade de que inversão dos polos magnéticos da Terra causaram extinção do neandertal

Evento que pode ter causado desaparecimento de descendente do ser humano ocorreu há 42 mil anos

Por Da Redação
Às

Estudos levantam possibilidade de que inversão dos polos magnéticos da Terra causaram extinção do neandertal

Foto: Reprodução/CNN

A inversão dos polos magnéticos da Terra, somada a um colapso temporário do campo magnético terrestre há cerca de 42 mil anos, pode ter desencadeado uma série de mudanças ambientais, tempestades solares e a extinção dos neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de New South Wales (UNSW) e do South Australian Museum, na Austrália. 

Os cientistas analisaram os anéis encontrados em antigas árvores da Nova Zelândia (algumas preservadas em sedimentos há mais de 40 mil anos), para criar uma escala de como a atmosfera da Terra mudou ao longo do tempo. A partir da datação por carbono, a equipe passou a rastrear as mudanças nos níveis de carbono radioativo durante a reversão dos polos.

Há cerca de 42 mil anos, os polos fizeram essa inversão temporária por cerca de 800 anos, mas os cientistas ainda não tinham certeza se e como isso impactou a vida na Terra. Os pesquisadores disseram que o Evento de Adams pode explicar muitos dos mistérios evolutivos da Terra, entre eles, a extinção dos neandertais. O fenômeno teria causado alguns eventos dramáticos e impressionantes.

Antes do Evento de Adams, o campo magnético da Terra caiu para de 0 a 6% de sua força, enquanto o Sol teve longos períodos de mínima atividade solar. “Usando as árvores primitivas, pudemos medir e datar os picos nos níveis de carbono radioativo na atmosfera, causados pelo colapso do campo magnético da Terra”, contou Chris Turney, professor da UNSW Science, diretor do Earth and Sustainability Science Research Center da universidade e um dos principais autores do estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário