"Eu não sou Harry Potter", diz Rui Costa sobre as mortes causadas por policiais na Bahia
O policiais baianos são que mais matam no Brasil

Foto: Reprodução
O governador Rui Costa concedeu uma entrevista nesta quinta-feira (17) a Cynara Menezes, do Jornal da Fórum, e foi perguntado sobre as mortes causadas por policiais na Bahia. Segundo pesquisa realizada pela Rede de Observatórios da Segurança do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), os policiais são os que mais matam, sobretudo jovens negros e pobres baianos.
"Eu não resolvi a questão, porque eu não sou Harry Potter, eu não tenho uma varinha do Harry Potter. A questão da violência, infelizmente, está associada a todo um quadro social e econômico, que acompanha o país que acompanha a Bahia que acompanha outros estados, o que eu posso lhe dizer e me orgulho disso é que ao longo dos seis anos que eu sou o governador, nós tivemos sucessivas quedas do número de homicídios da Bahia, ano após ano, este ano novamente nós estamos com queda expressiva então isso, sendo muda com a varinha mágica, você muda com ação concreta" disse.
A Polícia Militar da Bahia é composta de 33 mil homens e mulheres na Bahia. Segundo o estudo, 32% das ações da polícia baiana resultam em mortos e feridos e metade das chacinas que aconteceram no último ano foi por ocorrência policial.
Entre julho de 2019 e maio de 2020, a pesquisa analisou 12.599 eventos ligados à segurança pública e casos de violência que foram noticiados por veículos de imprensa
"Tem policiais que não respeitam a lei, a norma da polícia, assim como tem como tem padres, pastores e médicos que cometem legalidade. A diferença é que no caso da polícia eles possuem armamento, e são letais na atuação quando não cumpre a norma a lei. Mas isso não é tão trivial, ao longo dos anos nós temos sido muito enérgicos", completou Rui.
Foram 24 chacinas registradas neste período na Bahia, o segundo maior número do levantamento, perdendo apenas, de novo, para o Rio de Janeiro, que teve 51.