Vídeo: "Eu tenho o dia 21 de janeiro não como uma data que eu celebre, é um luto na luta", diz Mãe Jaciara de Oxun

Mãe Jaciara de Oxun e Pai Marcelo de Oxossi foram os convidados do Podomblé desta semana

[Vídeo:

FOTO: Farol da Bahia/Reprodução

Em novo episódio do podcast Podomblé, produção da FB Comunicação, Mãe Jaciara de Oxun e Pai Marcelo de Oxossi foram os convidados para um bate-papo sobre o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que ocorre em 21 de março.

A Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial em 1960, em memória da tragédia que matou 69 pessoas na África do Sul que protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde indivíduos negros podiam circular. 

Ainda no episódio, Mãe Jaciara de Oxun falou sobre a data de 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data foi instituída em 2007, após a morte da ialorixá Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, fundadora do Axé Abassá de Ogum, em Itapuã (BA), mãe de Mãe Jaciara. Em 2000, a religiosa foi atacada dentro do terreiro, e o trauma contribuiu para os problemas cardíacos que a levariam à morte. 

De acordo com Mãe Jaciara de Oxun, a data não é para celebração, mas sim para relembrar da luta. 

"Eu tenho o dia 21 de janeiro não como uma data que eu celebre, é um luto na luta. A morte da minha mãe, ela teve o terreiro invadido, a Assembleia de Deus, uma igreja na comunidade, bateu com a bíblia na cabeça de Mãe Gilda", disse Mãe Jaciara. 

Ainda durante o episódio, temas como racismo e representatividade foram discutidos. Confira o episódio completo. 

Confira mais no vídeo abaixo: 

 


Comentários