• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • EUA e Irã cessam hostilidades 'por ora' e retomam diálogo, afirma fonte americana; Teerã nega conversas

EUA e Irã cessam hostilidades 'por ora' e retomam diálogo, afirma fonte americana; Teerã nega conversas

Divergência também aconteceu um dia depois de Washington anunciar a suspensão dos recentes ataques entre os dois países

Por Da Redação
Às

EUA e Irã cessam hostilidades 'por ora' e retomam diálogo, afirma fonte americana; Teerã nega conversas

Foto: Reprodução/Pixabay

O Irã negou nesta segunda-feira (29), que representantes iranianos e americanos tenham conversas técnicas programadas para esta semana em Doha, no Catar. A declaração ocorreu após uma fonte americana afirmar à imprensa que as negociações seguirão nos próximos dias. A divergência também aconteceu um dia depois de Washington anunciar a suspensão dos recentes ataques entre os dois países e afirmar que ambos voltarão a cumprir o memorando de entendimento assinado em 17 de junho.

O vice ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi afirmou à agência estatal Irna que as consultas com o Catar prosseguem, incluindo o acompanhamento da implementação dos compromissos assumidos pelos Estados Unidos no memorando de entendimento, mas ressaltou que a primeira rodada de negociações técnicas só será realizada quando houver acordo sobre a data e o local. Segundo ele, as conversas continuam por meio de países mediadores.

Conforme o jornal O Globo, um funcionário disse à AFP no domingo, que "negociações técnicas estão programadas para continuar em todas as áreas do memorando do entendimento" e que "ambos os lados se absterão, por ora, e os navios poderão transitar livremente" pelo Estreito de Ormuz. Ele evitou confirmar relatos da imprensa sobre uma possível reunião na terça-feira em Doha para discutir a situação. O Paquistão, um dos mediadores das negociações, havia informado que as conversas seriam retomadas neste dia. 

Já Donald Trump, afirmou no domingo que nenhuma reunião havia sido cancelada e que as negociações técnicas permaneciam previstas para os próximos dias. As conversas técnicas envolvem diplomatas de níveis inferiores encarregados de negociar os detalhes de um eventual acordo antes de uma nova rodada de negociações entre autoridades de alto escalão dos dois países.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário