EUA liberam 50 milhões de barris de petróleo para conter alta da gasolina
Outros cinco países também devem começar a liberar parte dos estoques

Foto: Reprodução/Pixabay
O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira (23), que 50 milhões de barris de petróleo serão liberados de suas reservas para tentar conter o descompasso entre oferta e demanda da commodity e reduzir os preços no mercado internacional. A medida é realizada junto com outros cinco países: China, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Índia, que concordaram em liberar 5 milhões de barris cada.
Por meio de um comunicado, a Casa Branca informou que os consumidores americanos estão sentindo o impacto na alta dos preços da gasolina. Ainda conforme a nota, incialmente, serão lberados 32 milhões de barris nos próximos meses em uma espécie de troca. Ou seja, mais tarde o volume deve retornar à reserva do país.
"A troca é uma ferramenta compatível com o ambiente econômico específico de hoje, onde os mercados esperam que os preços futuros do petróleo sejam mais baixos do que são hoje, e ajuda a fornecer alívio imediato aos americanos e a fazer uma ponte para esse período de preços mais baixos esperados do petróleo", diz o documento.
"O presidente está pronto para tomar medidas adicionais, se necessário, e está preparado para usar toda a sua autoridade, trabalhando em coordenação com o resto do mundo para manter o abastecimento adequado enquanto saímos da pandemia.", concluiu.