EUA vão compartilhar com outros países 60 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca
Casa Branca ainda não detalhou datas nem países beneficiados

Foto: Getty Images
O conselheiro sênior para a pandemia da Casa Branca, Andy Slavitt, informou nesta segunda-feira (26), no Twitter, que os Estados Unidos começarão a compartilhar até 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca com outros países. Quase 140 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose de alguma vacina no país, o equivalente a 42% da população. A Casa Branca não deu detalhes sobre a data e nem que países vão receber a vacina.
O governo de Joe Biden, que em março anunciou que enviaria cerca de 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para Canadá e México, está sob pressão crescente para expandir o compartilhamento de vacinas com a Índia e outros países. Usando a legislação da Guerra da Coreia, o governo americano bloqueou as exportações tanto de vacinas quanto de matérias primas para a fabricação, com o argumento de que era necessário primeiro garantir a imunização dos americanos.
Os EUA adquiriram 30 milhões de doses da vacina, hoje armazenadas em um depósito no estado de Ohio, mas elas ainda não podem chegar aos americanos porque o laboratório não terminou os testes da fase 3 nos Estados Unidos. Por isso, o governo não fez o pedido de uso emergencial à FDA, agência responsável por autorizar medicamentos no país, equivalente à Anvisa.
A AstraZeneca já foi liberada por cerca de 70 países, incluindo o Brasil, onde é a principal aposta do governo de Jair Bolsonaro, além do Reino Unido e da União Europeia (UE), onde há problemas no fornecimento das doses. Com a vacinação avançada, a taxa de novos casos da Covid-19 está diminuindo no país, com menos de 60 mil casos diários registrados em média nos últimos sete dias, pela primeira vez em mais de um mês. A diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, pediu na manhã de hoje (26), aos países mais ricos que exportem mais vacinas para ajudar governos que estão tendo dificuldades para conseguir doses dos imunizantes.