Eventual decisão que obrigue vacina contra Covid será 'desprovida de respaldo técnico', diz AGU

Órgão enviou manifestação ao STF em ações que discutem obrigatoriedade

Por Da Redação
Às

Eventual decisão que obrigue vacina contra Covid será 'desprovida de respaldo técnico', diz AGU

Foto: Twitter/ AGU

Em manifestação enviada ontem (17) ao STF, Supremo Tribunal Federal, a AGU, Advocacia-Geral da União, afirmou que uma eventual decisão que obrigue a vacinação contra a Covid-19 será "desprovida de respaldo técnico". O presidente da República, Jair Bolsonaro se diz contrário à obrigatoriedade, mas partidos alegam que a competência sobre o tema é de prefeitos e governadores. 

De acordo com um trecho do parecer da AGU, estabelecer a vacinação obrigatória, sem que o produto esteja desenvolvido, "refletiria uma decisão desprovida de respaldo técnico-científico", que poderia restringir o poder de ação para a "formulação de uma política pública de vacinação adequada". "A União tem empreendido esforços com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de uma vacina comprovadamente eficaz e segura, a ser produzida em larga escala e a um preço justo para, consequentemente, viabilizar o seu acesso à população brasileira". 

A Advocacia também defendeu ainda que "em regra, não existe compulsoriedade para a vacinação, cabendo ao Ministério da Saúde, como coordenador do PNI [Programa Nacional de Imunização], definir quais vacinas serão classificadas como obrigatórias". "Qualquer discussão sobre imunização compulsória deve se pautar na constatação de que a legislação que rege o tema é clara ao estabelecer que, em regra, não existe compulsoriedade para vacinação, bem como que a competência para definir quais vacinas eventualmente serão tornadas obrigatórias é do Ministério da Saúde".

Atualmente a vacina CoronaVac é desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. No Paraná, o governo local e a Rússia assinaram um acordo para desenvolvimento da vacina Sputnik V. No Distrito Federal, os testes são feitos com a vacina belga, do laboratório Janssen. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário