Ex-ministro petista José Dirceu voltará à prisão
Novo mandado de prisão contra o petista foi expedido na noite desta quinta-feira (16)

Foto: Marcelo Camargo
O ex-ministro petista José Dirceu tem até as 16 horas da sexta-feira (17) para cumprir um novo mandado de prisão e retornar ao encarceramento. A determinação foi expedida na noite desta quinta-feira (16) pelo juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal no Paraná, em Curitiba, onde está localizada a Operação Lava Jato.
A nova ordem de prisão já era esperada. Ainda hoje à tarde, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsável pelos julgamentos de processos da Lava Jato em segunda instância, noticiara a nova condenação do petista a 8 anos e 10 meses de prisão. Ele deve se apresentar na sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso o correlegionário e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A defesa do petista já divulgou que Dirceu cumprirá a ordem de prisão e se entregará dentro do prazo estipulado por Bonat. O juiz é o substituto na Lava Jato do atual ministro da Justiça, Sergio Moro.
Dirceu estava solto desde junho do ano passado, quando a Segunda Turma do STF votou à favor da liberação do ex-ministro, até que recursos expedidos pela sua defesa fossem analisados e julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).