Ex-secretário do Tesouro dos EUA diz que atacar autonomia do BC para baixar juros é ‘jogo tolo’
Declaração foi feita na sexta-feira (31)

Foto: Getty images
O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Larry Summers, criticou os governantes que atacam a independência dos bancos centrais de seus países. A fala aconteceu na sexta-feira (31), durante o evento Brazil Conference, que ocorre na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos.
Summers destacou que atacar essas instituições financeiras com o objetivo de reduzir a taxa de juros é um “jogo de tolos”.
O economista norte-americano afirmou que dá para verificar o sucesso de uma economia através de sua capacidade de evitar mudanças bruscas nos preços ao consumidor. “A melhor forma que encontramos para manter os preços estáveis, e que são uma espécie de âncora, são os bancos centrais independentes e as formas como eles funcionam, capazes de isolar a si mesmos”, afirmou.
"Os bancos não ouvem, então você não consegue abaixar a taxa de juros, mas o mercado ouve", completou.
As falas ocorrem em meio aos ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de integrantes do governo e do PT em relação à independência do Banco Central (BC) brasileiro e também aos elevados juros praticados no Brasil.