Exame de sangue pode prever quem vai desenvolver Covid-19 grave

Escala Dublin-Boston foi criada para que médicos identifiquem o tipo de tratamento para cada paciente

[Exame de sangue pode prever quem vai desenvolver Covid-19 grave]

FOTO: Reprodução

Pesquisadores do Royal College of Surgeons da Irlanda, da Universidade de Harvard, do Hospital Beaumont, em Dublin, e do Brigham and Women's Hospital, em Boston, criaram uma metodologia que pode ser utilizada para salvar vidas no futuro. Um modelo linear foi criado a partir de exame de sangue dos pacientes, onde foram observados duas proteínas produzidas por leucócitos durante a infecção pelo coronavírus: a IL-6 (interleucina 6) e a IL-10 (interleucina 10). 

Com isso, os estudiosos poderão prever a gravidade da presença da Covid-19 no sistema do pacientes. Isso porque a IL-6 é pró-inflamatória, enquanto a IL-10 é anti-inflamatória. Os níveis das duas ficam alterados em pacientes com Covid-19 grave, sendo possível o monitoramento a partir do quarto dia desde o início dos sintomas.

Essa escala Dublin-Boston foi criada para que os médicos possam identificar qual o tipo de tratamento será necessário para cada paciente.  

"A pontuação Dublin-Boston é facilmente calculada e pode ser aplicada a todos os pacientes Covid-19 hospitalizados", explica McElvaney.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!