"Exemplo de ser humano", afirma Lula em homenagem a Pepe Mujica
Pronunciamento foi divulgado nas redes sociais do presidente, na terça-feira (13)

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nas redes sociais, na terça-feira (13), o qual homenageou o ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, que morreu ainda na terça, aos 89 anos.
Lula iniciou o discurso ao dizer que o ex-presidente uruguaio, além de ter sido um grande político também era um "exemplo de ser humano".
"O Pepe Mujica, ele não foi apenas um militante de esquerda, ele não foi um senador, um deputado ou um presidente da República do Uruguai. Ele era um ser humano com muita dignidade, com muito respeito, com muita solidariedade e com muita coragem", disse o presidente.
O petista ainda afirmou que ao se encontrar com Pepe Mujica mais recentemente tinha certeza que seria o último encontro, já que o próprio ex-presidente uruguaio dizia estar no fim da vida.
"Quando eu visitei ele agora, no Uruguai, eu tinha certeza que era a última vez que eu ia ver ele com vida. Tinha certeza porque ele mesmo dizia que estava no fim. Na última vez que vi ele sentado comigo, ele falou: 'Lula, eu estou indo embora'. E com a maior serenidade, com a maior tranquilidade que ele me disse isso, era o jeito que ele governava o Uruguai", contou Lula.
O presidente finalizou o pronunciamento ao afirmar que Pepe Mujica se foi, mas espera que as ideias dele sejam conservadas, e que as pessoas tirem proveito das ideias e dos ensinamentos dele.
Veja vídeo: