• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Expectativa de vida brasileira cai 4,4 anos com pandemia, aponta especialista

Expectativa de vida brasileira cai 4,4 anos com pandemia, aponta especialista

Crise também deve desacelerar o crescimento da mão de obra

Por Da Redação
Às

Expectativa de vida brasileira cai 4,4 anos com pandemia, aponta especialista

Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito pela especialista em demografia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ana Amélia Camarano, aponta que a pandemia do novo coronavírus diminuiu a expectativa de vida dos brasileiros em aproximadamente 4,4 anos. Em 2019, antes da chegada da Covid-19, a média de longevidade brasileira era de 76,6 anos. Contudo, somente entre março de 2020 e dezembro de 2021, caiu para 72,2 anos. 

“Se a pandemia continuar, a expectativa de vida vai continuar caindo, infelizmente. Isso tudo aconteceu por causa da sobrecarga dos hospitais e aumento de mortes por Covid-19 durante os últimos dois anos. Para reverter o cenário, precisamos em primeiro lugar acabar com essa crise sanitária. Depois disso, é necessário investir em saúde no Brasil visando o longo prazo”, disse Camarano.

De acordo com a especialista,  a crise sanitária também deve desacelerar o crescimento da mão de obra em pelo menos uma década no Brasil. A pesquisa aponta, ainda, que a população brasileira deve diminuir significativamente com o decorrer dos anos. Tendo como base os 204,6 milhões de cidadãos que o Brasil tinha em 2020, Camarano estima um pequeno crescimento até 2025, com uma expectativa populacional de 212,2 milhões de pessoas. Já em 2030, Camarano aponta que o país deve ter 209,7 milhões de pessoas. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário