Experimento confirma teoria de Galileu e Einstein sobre queda livre
Objetos num campo gravitacional sempre caem na mesma velocidade, segundo a missão

Foto: CNES/Virtual-IT
Um experimento espacial testou o chamado princípio da equivalência para confirmar se realmente os objetos em um campo gravitacional caem sempre na mesma velocidade, independente da sua massa e de que são feitos, como parte da teoria de Galileu Galilei e Albert Einstein.
O estudo foi publicado no periódico Physical Review Letters e liderado por Pierre Touboul, da Universidade Paris Saclay. O trabalho apresenta os fruto da missão Microscope, um satélite pequeno desenvolvido pela Cnes (agência espacial francesa) em cooperação com a ESA.
O satélite foi lançado em 2016 e a missão colheu os resultados por dois anos e meio. A operação consistia em cilindros, de titânio ou platina, colocados no interior da espaçonave para experimentar a queda livre sobre o campo gravitacional da Terra, em órbita.
Mesmo quando ameaçavam sair do lugar por pequenas perturbações no satélite, os cilindros eram mantidos na posição por forças eletrostáticas. Os cientistas mediam se os objetos estavam "caindo" em velocidades diferentes mas, durante todo o tempo de experimentação, não estiveram.
Ou seja, as conclusões tiradas por Galileu, bem como por Einstein, seguem válidas.