• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Exportação de laranja no Brasil deve crescer com crise na produção da fruta nos Estados Unidos

Exportação de laranja no Brasil deve crescer com crise na produção da fruta nos Estados Unidos

Estado da Flórida produz sua menor safra desde 1936 e abre caminho para o mercado brasileiro

Por Da Redação
Ás

Exportação de laranja no Brasil deve crescer com crise na produção da fruta nos Estados Unidos

Foto: Reprodução

A dificuldade da produção de laranja nos Estados Unidos devido aos efeitos do furacão que atingiu o estado da Flórida pode aumentar a demanda pela safra brasileira neste ciclo, avaliam especialistas.

A expectativa é que o estado norte-americano produza sua menor safra desde 1936, aquecendo a exportação brasileira, principalmente do suco da fruta. Já o Brasil deve ter uma produção de  314,11 milhões de caixas de laranja para o ciclo 2022/23, segundo estimativas da Fundecitrus. A quantidade é 19,4% maior do que a produzida em 2021/22. 

Para o consultor de agronegócio do Itaú BBA, Cesar de Castro Alves, as expectativas para o ano são boas. "Nos últimos anos, enfrentamos problemas de redução de área de produção e mudanças climáticas. Mas, em termos de exportação, será um ano bom com uma remessa na faixa de 1,1 milhão de toneladas e um crescimento de 36% na receita em dólar, por conta do aumento de preço. Então, teremos mais volume, receita maior e uma oportunidade do Brasil reduzir sua dependência da Europa e expandir no mercado dos Estados Unidos", observa.

Segundo o presidente do Empresômetro, empresa de inteligência de mercado, Gilberto do Amaral, o crescimento nas exportações pode chegar a 30% "Para o próximo período, o cenário é bastante promissor, podendo atingir um crescimento de 30% nas exportações. Como líder na produção mundial, o Brasil acaba por abocanhar um pedaço do mercado dos Estados Unidos, que está com problemas na Flórida. Podemos esperar crescimento, uma safra ótima e aumento de produtividade", afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário