• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Exportações de frango são suspensas no RS após confirmação do 1º caso de gripe aviária, diz ministro Fávaro

Exportações de frango são suspensas no RS após confirmação do 1º caso de gripe aviária, diz ministro Fávaro

Ministro da Agricultura e Pecuária também afirmou que a China vai interromper a compra por 60 dias

Por Da Redação
Ás

Exportações de frango são suspensas no RS após confirmação do 1º caso de gripe aviária, diz ministro Fávaro

Foto: Divulgação/MAPA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta sexta-feira (16), que as exportações de aves do Rio Grande do Sul foram suspensas após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no município de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre.

“Ao dar ontem à noite a confirmação definitiva de que era gripe aviária, nós publicamos no Diário Oficial da União o status de emergência zoossanitária por 60 dias, com o bloqueio dos 10 quilômetros, e suspendemos o Rio Grande do Sul das exportações, cumprindo o protocolo”, disse o ministro em entrevista à CNN.

Fávaro também confirmou que a China deixará de comprar a carne de frango brasileira pelos próximos 60 dias. "Então, a partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira", disse .

Apesar de ser o primeiro foco detectado, o governo alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e que o risco de infecções em humanos pelo vírus é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).

O local da granja foi isolado e uma  investigação complementar será realizada em um raio inicial de 10 km da área de ocorrência do caso e de possíveis vínculos com outras propriedades. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário