Exposição inédita destaca fase experimental de Mario Cravo Neto em Salvador
Mostra reúne fotografias, vídeos e aquarelas do artista baiano a partir de 23 de julho na CAIXA Cultural

Foto: Mário Cravo Neto
A CAIXA Cultural Salvador inaugura às 19h, a exposição Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia, que convida o público a uma imersão no cenário e na cultura da Bahia entre as décadas de 1960 e 1970. Com entrada gratuita, a mostra segue em cartaz até 2 de novembro.
Com curadoria de Christian Cravo, fotógrafo e filho do artista, a exposição apresenta fotografias em preto e branco e coloridas, vídeos em 8mm, aquarelas, desenhos e objetos que revelam o cotidiano, a religiosidade e o ambiente natural baiano. Entre as imagens estão retratos de pescadores, plantações de tabaco e manifestações afrodescendentes, além de filmes que exploram a dança, o trauma e a vivência do corpo, como Gato Capoeira e Lua e Sombra.
O recorte curatorial foca no período experimental de Cravo Neto, entre 1967 e 1975, marcado por intensa produção artística antes de um acidente que redefiniu sua trajetória e o levou a consolidar sua linguagem fotográfica em estúdio, reconhecida internacionalmente pelos retratos com fundo branco.
Durante a mostra, estão previstas visitas mediadas e oficinas de fotografia, com datas a serem divulgadas, ampliando o acesso ao trabalho do artista e ao seu olhar sobre a Bahia. Todas as atividades contarão com recursos de acessibilidade.
Mario Cravo Neto é considerado um dos fotógrafos brasileiros de maior projeção no circuito das artes visuais, com obras em acervos de instituições como o MoMA, em Nova York, e o Museo Reina Sofía, em Madri. A exposição integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural e conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h30, na sede da CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3421-4200 ou pelas redes sociais @exposicaomariocravoneto e @CaixaCulturalSalvador.