Extensão do conflito no Oriente Médio pode elevar preço dos combustíveis; entenda

Além disso, ataque do Irã deve fazer dólar subir e reduzir espaço para corte de juros

[Extensão do conflito no Oriente Médio pode elevar preço dos combustíveis; entenda]

FOTO: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O espalhamento do conflito no Oriente Médio no fim de semana mexeu também com o mercado financeiro. A guerra que começou na Faixa de Gaza, entre Israel e o grupo terrorista Hamas, tem agora a participação do Irã. A rivalidade entre os países é antiga, mas o conflito ficou mais intenso porque Israel acusa o Irã de ser um dos financiadores do Hamas.

Durante o fim de semana, o governo iraniano lançou mísseis e drones contra Israel em retaliação a um ataque ao consulado iraniano na Síria em 1º de abril. Como resultado, na segunda-feira (15), o dólar atingiu o patamar de R$ 5,21, enquanto a bolsa de valores brasileira registrou queda.

De acordo com informações do portal G1, o conflito pode gerar um aumento no preço do petróleo, impactando os preços dos combustíveis. Além disso, a alta do dólar pode influenciar a inflação, especialmente nos produtos importados, enquanto os juros podem não cair tanto quanto o esperado.

Embora o Oriente Médio seja uma importante região exportadora de petróleo, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entende que a Petrobras não deve reagir imediatamente ao aumento da tensão nos mercados devido à entrada do Irã no conflito.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Lula se solidariza com Mujica após revelação de tumor no esôfago]

Ex-presidente do Uruguai anunciou que órgão está "muito comprometido"

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!