Extremo sul da Bahia tem 58 casos confirmados de malária

Entre os casos da doença, 53 são de Itabela e cinco de Porto Seguro

[Extremo sul da Bahia tem 58 casos confirmados de malária]

FOTO: Reprodução/ Getty images

Cresce o número de casos confirmados de malária na região extremo sul da Bahia. Agora são 58 registros, informa a Secretária Estadual de Saúde (Sesab). Desses, 53 são de Itabela e cinco são de Porto Seguro. Nenhuma morte foi contabilizada na região, desde o começo do surto, em junho.

Segundo a pasta, no dia 13 de julho, a região já registrava 51 casos confirmados da doença.

Até esta quarta-feira (21), seis pessoas da cidade de Itabela, realizam tratamento e 47 estão em monitoramento. Setenta e seis lâminas coletadas deram negativo.

Em Porto Seguro, até esta quarta (21), havia apenas um caso confirmado, no entanto, o "caso índice" que é o homem que veio do Amazonas até um assentamento em Itabela com a doença, se hospedou em Trancoso. Com isso, o mosquito picou o homem que estava contaminado e, depois, picou pessoas próximas ao local em que ele estava.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a malária é potencialmente grave e costuma ser transmitida ao ser humano pela picada de mosquitos infectados pelo parasita. A doença também pode ser transmitida por compartilhamento de seringas, transfusão de sangue e até de mãe para feto, na gravidez.

Entre os sintomas estão febre alta, calafrios, sudorese e dor de cabeça. Além disso, também podem surgir dores musculares, taquicardia e aumento do baço. Nos casos letais, o paciente desenvolve o que se chama de malária cerebral.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!