FAB transposta equipamentos e profissionais de saúde para combater o coronavírus no AM
Recursos serão enviados para hospitais de dois municípios

Foto: Reprodução/Internet
Para atender a populações próximas à fronteira do Brasil com outros países da América do Sul, a FAB (Força Aérea Brasileira) transportou duas toneladas de equipamentos de saúde para abastecer São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, ambos municípios no Amazonas. Além do material, dez profissionais de saúde foram para as localidades realizar atendimentos. Dois médicos, sete enfermeiros e um fisioterapeuta atenderão pacientes alocados no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, por três semanas.
“Apesar de médica neurologista, vamos atuar no suporte clínico base dos pacientes com suspeita de covid, que afeta muito a cidade de São Gabriel da Cachoeira, e ao mesmo tempo dar um suporte de recursos humanos em uma área que já é carente desses profissionais”, contou a primeiro-tenente médica Rebeca Maciel Bizzotto, uma das profissionais a ir para o município. A aspirante Angélica Berford Leão dos Santos é fisioterapeuta. Ela sente orgulho de participar de uma experiência dessa importância.
“Pensar que você está fazendo o bem para outras pessoas é inexplicável, é a melhor sensação do mundo”, complementa. O lote de equipamentos inclui tanto aparelhos que auxiliam no monitoramento e tratamento, quanto materiais de proteção para atender aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. No domingo, 79% dos leitos de UTI no estado estavam ocupados. Nos leitos clínicos, a taxa de ocupação era de 56%. Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o estado chegou a 20.913 casos confirmados, com um total de 1.433 mortes.