Lacen vai divulgar mais resultados de exames de coronavírus por dia

Segundo o secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas, o laboratório tem capacidade de fazer 500 exames ao dia

Por Da Redação
Ás

Lacen vai divulgar mais resultados de exames de coronavírus por dia

Foto: Reprodução

O secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse, nesta sexta-feira (3), que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) vai aumentar o número de resultados de testes para coronavírus analisados por dia. O Lacen tem capacidade de fazer 500 exames ao dia. Contudo, por causa da alta demanda de testes para coronavírus, o laboratória não consegue fazer 500, porque é preciso fazer, às vezes, repetição de exames, e isso acaba atrasando.

De acordo com o secretário, a média de resultados por dia é em torno de 350 laudos. Mas, ainda segundo ele, a partir da segunda (6), a capacidade será de 467 exames por dia. Vilas-Boas disse ainda que o Lacen da Bahia foi o primeiro a adquirir testes reagentes.

"É preciso destacar que nós fomos o primeiro Lacen a adquirir esses testes reagentes, nós estamos conseguindo dar vazão à necessidade da Bahia, diferente de vários estados, que precisam remeter para laboratórios centrais ou estão dependendo da descentralização dos reagentes, que é absolutamente insuficiente para a quantidade de exames necessários", contou Fábio Vilas-Boas.

Leitos

A Bahia tem 1.600 leitos de terapia intensiva, sendo 1.200 da rede pública e 400 da rede privada, segundo o secretário estadual de Saúde da Bahia.

"Dependendo do hospital, alguns trabalham com uma relação de 0.7 respiradores por leito. Então, uma UTI de 10 leitos tem 7 respiradores. Outros trabalham até com cinco respiradores para 10 leitos. A RBC (Rede Brasileira de Calibração), que regulamenta isso, preconiza cinco respiradores para 10 leitos", disse.

Também na sexta, Fábio Vilas-Boas comunicou que novos respiradores artificiais comprados pelo Consórcio do Nordeste na China vão chegar ao estado pela Argentina. A primeira compra do material foi cancelada pela empresa chinesa que produz o equipamento.

Coronavírus

De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgada nesta sexta-feira (3), o Brasil tem 359 mortes e 9.056 casos confirmados. A Bahia apresenta 290 casos confirmados de Covid-19 e seis mortes. No mundo, a pandemia já provoca a morte de mais de 58 mil pessoas
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário