Fábio Vilas-Boas diz ser 'inaceitável' que Anvisa exija realização de ensaio clínico da Sputnik V no Brasil
Secretário de Saúde do Estado da Bahia pontua que já há vacinas eficazes

Foto: Reprodução
O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas publicou em seu perfil no Twitter, na manhã desta quarta-feira (3), que é "inaceitável" que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exija a realização de ensaio clínico da Sputnik V contra a Covid-19 me brasileiros, se "já há vacinas eficazes".
Na publicação, ele questiona onde estão os tribunais de ética em pesquisa e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para impedir que tal exigência seja feita. "É inaceitável oferecer PLACEBO a um sujeito de pesquisa quando já há vacinas comprovadamente eficazes e disponíveis no país", escreveu.
Para ele, o "mínimo" que seria aceitável caso os estudos clínicos de fase 3 sejam iniciados no Brasil, é que sejam de "não inferioridade". "No mínimo, para ser eticamente aceitável, estudos de fase 3 que forem iniciados a partir de agora terão que ser de “não inferioridade” contra outras vacinas já disponíveis."
Onde estão os tribunais de ética em pesquisa? Cadê a CONEP? Como é possível a @anvisa_oficial exigir a realização de ensaio clínico de fase 3 de vacinas Covid19 em brasileiros, nos dias atuais, quando já há vacinas eficazes? Isso é inaceitável do ponto de vista da bioética! https://t.co/TSEiF8VruX
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) February 3, 2021