Facebook estuda rever política de excluir de suas plataformas qualquer informação falsa sobre a Covid-19

Meta valia alternativas, como colocar um aviso ou rebaixar o conteúdo no ranking do algoritmo

[Facebook estuda rever política de excluir de suas plataformas qualquer informação falsa sobre a Covid-19]

FOTO: Pexels

O Facebook estuda rever seu posicionamento pouco mais de dois anos após adotar a política de excluir de suas plataformas qualquer informação falsa sobre a pandemia de Covid-19. A principal possibilidade é permitir que esses conteúdos sejam veiculados nas redes sociais, mas com algum indicativo de que se trata de dados falsos, ou simplesmente rebaixando o post no ranking de seu algoritmo.

Nick Clegg, presidente de assuntos globais, afirmou que a mudança deve ser feita agora, “à medida que muitos, embora não todos, países ao redor do mundo buscam retomar uma vida mais normal”.

Para decidir, a Meta, o conglomerado que controla o Facebook, pediu uma avaliação de seu conselho auto-regulador criado em maio de 2020. O intuito é evitar a tomada de uma decisão errada “ao resolver a inerente tensão entre liberdade de expressão e segurança”. 

Após a emissão da opinião do conselho, a Meta tem 60 dias para divulgar ao público quais as políticas que pretende adotar.

“Estamos solicitando uma opinião consultiva do conselho de supervisão sobre se as medidas atuais da Meta para lidar com a desinformação do Covid-19 sob nossa política de desinformação prejudicial à saúde continuam sendo apropriadas ou ou se devemos abordar essa desinformação por outros meios, como rotulá-la ou rebaixá-la diretamente ou por meio de nosso programa de checagem de fatos de terceiros”, afirmou Nick Clegg.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!