Facebook faz concessões para celebridades sobre regras padrões, aponta jornal

Grupo seleto tem as próprias normas de uso

Por Da Redação
Ás

Facebook faz concessões para celebridades sobre regras padrões, aponta jornal

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Uma matéria do The Wall Street Journal, divulgada na última segunda-feira (13), aponta que o Facebook faz concessões especiais à um grupo seleto de pessoas, incluindo celebridades, das regras de moderação de conteúdos que são aplicadas aos usuários da rede social.

Segundo os documentos obtidos pelo jornal, os chamados "usuários VIPs" participam de um programa secreto denominado "XCheck", que cria regras próprias para o uso do grupo e isenta eles de algumas ou todas as normas padrão.

Para as postagens de usuários comuns, as regras preveem a exclusão imediata, caso as tecnologias de inteligência artificial detectem algo errado. No entanto, nos perfis privilegiados, os conteúdos seguem ativos por um tempo até que passem por uma moderação diferenciada, que pode ocasionar no apagamento, aponta o relatório. 

De acordo com o jornal, os documentos mostram ainda que cerca de 5,8 milhões de usuários estavam na lista especial em 2020. Dentre os nomes divulgados, estavam o jogador de futebol, Neymar Júnior, que após postar fotos nuas de uma mulher que o acusou de estupro, o conteúdo continuou em exibição por algum tempo, quando deveria ter sido deletado imediatamente. 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atualmente banido da rede social, também constava no grupo VIP, assim como seu filho, Donald Trump Jr. 

Em comunicado, um porta-voz do Facebook afirma que programa existe para "aplicar com precisão as políticas de conteúdo que podem exigir mais compreensão" e que ainda devem trabalhar nas falhas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário