Fachin diz que eleição terá mais de 100 observadores internacionais

Em evento, presidente do TSE afirmou que mundo estará atento ao pleito

[Fachin diz que eleição terá mais de 100 observadores internacionais]

FOTO: Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse nesta terça-feira (17), durante evento na sede da corte eleitoral em Brasília, que mais de 100 observadores internacionais, inclusive autoridades europeias, acompanharão as eleições em outubro, e afirmou que o mundo estará atento ao pleito no Brasil.

As declarações de Fachin ocorrem após o próprio tribunal ter cancelado um convite feito para que uma missão de observadores da União Europeia acompanhasse as eleições brasileiras. Em discurso na abertura de uma palestra sobre democracia e eleições na América Latina, no TSE, ele afirmou que o Brasil não consente mais com "aventuras autoritárias" e que o cenário visto no exterior, com a invasão do Capitólio nos Estados Unidos e ameaças de mortes a autoridades eleitorais no México, "não pode nos ser alheio".

"O mundo observa, com atenção, o processo eleitoral brasileiro de 2022. Somos, hoje, uma vitrine para os analistas internacionais, e cabe à sociedade brasileira garantir que levaremos aos nossos vizinhos uma mensagem de estabilidade, de paz e segurança, e de que o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias", afirmou o presidente da Corte. 

De acordo com o ministro, já foram convidados a acompanhar as eleições no Brasil:

-OEA (Organização dos Estados Americanos)
-Parlamento do Mercosul;
-Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
-União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE); 
-Centro Carter;
-Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes); 
- Rede Mundial de Justiça Eleitoral.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!