Fachin se irrita com possibilidade de gravação de reunião reservada do STF
Vazamento de trechos do encontro entre ministros gerou desconforto e preocupação com quebra de confiança

Foto: Bruno Moura/STF
A possibilidade de gravação da reunião reservada entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) provocou reação do presidente da Corte, Edson Fachin. Segundo relatos, o magistrado demonstrou indignação, em conversas reservadas, diante do risco de o conteúdo do encontro ter sido vazado.
Fachin avalia como adotar uma resposta institucional ao episódio e entende que a situação não pode ser normalizada. Nos bastidores do tribunal, a preocupação manifestada é de que o caso gere um ambiente de desconfiança entre os ministros, com receio de espionagem em reuniões internas.
O temor é que o episódio desestimule novos encontros para discutir assuntos institucionais, diante da possibilidade de gravação indevida. A repercussão ocorreu após o site Poder360 divulgar, nesta sexta-feira (13), detalhes da reunião, incluindo suposta transcrição de falas de ministros durante o debate sobre relatório da Polícia Federal que mencionava Dias Toffoli em mensagens encontradas no celular do empresário Daniel Vorcaro, ligado ao Banco Master.
A divulgação do teor da discussão causou desconforto entre integrantes da Corte, que consideram ter havido quebra de confiança. A reunião, convocada por Fachin, ocorreu de forma fechada, dividida em duas partes e sem a presença de servidores, com participação apenas dos dez ministros do tribunal.


