Falta de combustível ameaça operação em hospitais em Gaza, aponta ONU

Segundo organização, situação “realça a necessidade urgente de apoio e assistência contínuos”

[Falta de combustível ameaça operação em hospitais em Gaza, aponta ONU ]

FOTO: OMS/Christopher Black

A Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa) alertou, nesta quarta-feira (27), que os hospitais do norte de Gaza necessitam urgentemente de combustível. 

A agência informou que nas instalações, que  já funcionam com recursos limitados, falta eletricidade e aumentam casos de trauma e desnutrição. A situação “realça a necessidade urgente de apoio e assistência contínuos”.

No último dia 17 de março, uma ação conjunta da  Organização Mundial da Saúde (OMS), Unrwa, Serviço da ONU de Ação contra Minas, (Unmas) e o Escritório da ONU de Assistência Humanitária (Ocha) entregou 10 mil litros de combustível ao Hospital  Nasser. Os órgãos também trabalham na restauração dos serviços de saúde da unidade. 

A Unrwa anunciou o apoio financeiro da Alemanha com € 45 milhões para o trabalho realizado com os palestinos que estão vivendo na Jordânia, no Líbano, na Síria e na Cisjordânia.

Perdas nas terras agrícolas

O impacto do conflito na alimentação e na produção é considerado grave. Estima-se que as perdas tenham atingido 43% das terras agrícolas. Outros 27% das estufas e 28 % dos poços agrícolas foram perdidos, em situação que tornou muito difícil a produção de frutas, vegetais, ovos, leite, peixe e laticínios. 

A região de Gaza exportava peixe para o Egito e garantia o produto aos outros territórios palestinos, mas o setor de pesca foi interrompido em 7 de outubro com o agravamento da falta de eletricidade.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura ressalta que sem cuidado com o gado aumentou a probabilidade de alastramento de doenças dos animais para os humanos. A agência ressaltou que atua nessa área e na distribuição de forragem animal. 


Comentários